Seja bem vindo . Aqui você encontrará um pouquinho de tudo para "SITES" e "BLOGS".
Sábado, 27 de Junho de 2009

Como criares um blog no sapo?

 Depois de criares uma conta de mail no sapo que podes ver como se faz em  criar uma conta de eMail Sapo, vou explicar como fazes para criar blog Sapo no Sapo Blogs. Deves usar as mesmas credenciais (username e password) que usaste no teu email sapo. Os Blogs do Sapo têm alguma vantagem em relação aos Blog`s do Blogger ou do Wordpress relativamente ao posicionamento no Google Português (google.pt), por ter um dominio que termina em “.pt” (blogs.sapo.pt). Podes usar o Blogger , com dominio “.com”, com o objectivo de criar um blog para um público maioritariamente brasileiro (internacional) ou um blogue no Sapo para um público português (em Portugal). Cria o teu blogue Sapo e inicia a tua actividade online.

 

criar blog sapo login Criar Blog no Sapo

 

 

Clique aqui para aceder à página de login dos Blogs Sapo (blogs.sapo.pt), para criar blog no Sapo Blogs. Acessa o painel administrativo do Sapo, introduzindo o teu endereço de email sapo e a password do mesmo.

Nome do Blog (Endereço)

Vais ser encaminhado para a página de registo do Blog. Escolhe um nome que esteja relacionado com o conteúdo do seu blog. Atenção que o endereço do blogue (URL) não pode ser alterado mais tarde, logo, pense bem antes de o registar. Vou exemplificar, usando as palavras “Como Criar Blog”, que vai resultar no seguinte endereço: “comocriarblog.blogs.sapo.pt”.

 

blogsapo endereco ja existe Criar Blog no Sapo

 

 

Neste caso, o nome que eu desejava para o blog, já existia, no entanto, o Sapo permite o uso do “hifen” e do “underscore” entre palavras. Muitos bloggers conhecem o uso do hifen, mas desconhecem o uso do underscore. Tente das duas formas até encontrar um nome que ainda se encontre disponível.

 

blogsapo endereco Criar Blog no Sapo

Gestão do Blog

 

Em seguida, clica em “Os Meus Blogs”, e vão aparecer todos os blog`s que têm nessa conta. Para acederes ao blog que pretendes, clica em “Entrar”. Existe um menu do teu lado esquerdo. Clica onde diz “Gestão do Blog”, seguido de “Personalização” e depois em “Básico”.

Painel Administrativo

  • Os meus blogs
  • Entrar (no blog que pretende entrar)
  • Gestão do Blog
  • Personalização
  • Básica

blogsapo gestao blog Criar Blog no Sapo

 

Escolher o Template

Vão aparecer vários templates para usares no teu blogue. Escolhe o template que mais gostas, clicando em “Usar este Template”. O Sapo vai informar que “As personalizaçãoes que tenhas feito no teu actual template, não vão ser transferidas para o template que vais escolher. Continuar?”, clica em “OK”.

O Sapo, tal como o Blogger e o Wordpress, tem vários templates pré-defenidos para poder usar no seu blog. Não existem templates costumizados, ou pelo menos desconheço que existam. Tens de usar os que vêm na plataforma. Podes fazer algumas modificações nesse template base. Vou fazer um post a explicar como customizar o template do Sapo, mas por agora escolhe o que mais se identifica com o tema do teu blogue. Mais tarde podes sempre mudar de template ou modificar o mesmo ao teu gosto.

Para veres o template que escolheste em acção, clica em “Ver Blog”, que se encontra no menu superior do blog. Podes mudar de template quantas vezes quiseres. Basta seguires os mesmo passos.

Criar o primeiro Post

Voltando ao menu que está do lado esquerdo do blog (ou indo pelo Painel Administrativo, clique em ”Entrar” no blogue, menu esquerdo), clica em “Novo Post”, que se encontra em “Posts”. Digita o titulo do post em “Título”, e compoe uma mensagem de boas vindas a todos os teus leitores, tal como farias num editor de texto normal (Word, Wordpad, OpenOffice, etc).

Painel Administrativo

  • Entrar (no blog que pretende entrar)
  • Novo Post (Menu do lado esquerdo, Posts)
  • Título (Titulo do post/mensagem)
  • Texto (Corpo do post/mensagem)

Para editares o post, e alterar o que quiseres, volta ao menu do lado esquerdo, em “Posts” e cliqca em ”Editar Posts“. Em Editar Posts, vão aparecer os blogs que tem, com dois botões do ado direito, um “Editar” e o outro “Apagar“.

Painel Administrativo

  • Entrar (no blog que pretende entrar)
  • Editar Post (Menu do lado esquerdo)
  • Editar (botão do lado direito)
  • Fazer as alterações que pretende
  • Publicar

blogsapo titulodopost Criar Blog no Sapo

Tags

As “tags”, ou marcadores, servem para informar os teus leitores do tema do post em questão. São muito importantes pois proporcionam uma boa navegabilidade entre posts aos leitores. Neste caso, usei a tag “ola mundo“, que serviu para informar que este é o meu primeiro post. Para finalizar, clica em “Publicar”.

 

 

blogsapo primeiro post Criar Blog no Sapo

 

 

Para veres como ficou o teu post, clica em “Ver Blog” que se encontra no menu superior.
Podse postar, ou publicar um post por dia, ou por semana, dependendo da tua vontade e disponibilidade. Os blogs são um registo cronológico, logo, cada post vai ficar guardado com a data (dia/mês/ano) da sua publicação. Podes usar a “tag” que quiseres, para que os teus leitores possam encontrar os posts que procuram, e mais rapido.

 

 

 

 

Blog Widget by LinkWithin

publicado por ana às 16:51
assuntos:

Pois,

Cadé as imagens?
josue a 30 de Setembro de 2009 às 13:00

ola!sera que me pode dar uma ajuda!
queria por uma barra de menu horizontal, no meu blog do sapo! por exemplo como o meu blog è sobre os meus caes queria uma coisa assim: HOME; MACHOS; FEMEAS; NOVIDADES ( em que em machos e femeas eu podesse por mais de um link)!
tenho procurado na net mas não vi nada a explicar para o sapo, so para o blogger!
casacamarinha a 27 de Novembro de 2009 às 13:59



mais sobre mim
pesquisar
 
Últ. comentários
west jorge baby com foi capaz
Mais de 1700 modelos e 40 marcas de relógios femin...
O site do Book Modelos é direcionado a todas mulhe...
A Fotografia sensual e edição de um Book Sensual, ...
Cuidados com o Relógios..Nossos relógios são a pro...
conheça meu site de relógios replicas italianas pa...
parabens gostei desse sistema de blog e pretendo m...
legal vou montar um blog de replicas de relogios f...
Para os apaixonados e colecionadores de relógios a...
Muito legal gostei mesmo...parabens!!
arquivos
Awareness Ribbons Customized - ImageChef.com